A Erisipela é uma infecção da pele e dos vasos linfáticos causada por bactérias ( geralmente streptococos β-hemolíticos do grupo A ). A doença se caracteriza por um quadro inicial de febre, mal estar e calafrios, seguido pelo surgimento de lesões na pele em placas de coloração avermelhada, um pouco elevadas, quentes e dolorosas. Pode-se observar também o surgimento de adenopatia inguinal (ínguas dolorosas na virilha).
O início da infecção requer uma lesão prévia na pele que se denomina “porta de entrada”. Frequentemente esta “porta de entrada” é um quadro de micose interdigital ( “frieira” ) mas também podem servir como entrada erosões por coçadura na pele ou qualquer outro ferimento.
Pessoas com inchaço nas pernas por várias causas como; obesidade, insuficiência venosa ou linfoedema tem maior chance de ter uma Erisipela.
Na maioria das vezes a Erisipela é branda e pode ser tratada em casa, mas alguns casos mais graves podem evoluir com bolhas ou lesões da derme que requerem internação e desbridamento cirúrgico das feridas além do uso endovenoso de medicamentos.
O diagnóstico é basicamente feito pelo exame físico e o tratamento consiste no uso de antibióticos e cuidados locais.
O importante é não perder tempo no início do tratamento já que o tratamento precoce diminui a chance do agravamento da doença.