As úlceras varicosas são o estágio final da doença chamada Insuficiência Venosa Crônica. A insuficiência venosa crônica por sua vez, consiste na função deficiente do sistema venoso dos membros inferiores. Nesta doença, que como o próprio nome diz é crônica, as válvulas das veias não funcionam e o sangue fui no sentido contrário ( de volta para as pernas ).
Com este retorno do sangue para os membros inferiores pelas veias doentes, a pressão no sistema venoso aumenta ( hipertensão venosa ) e esta pressão aumentada anormal causa um processo inflamatório crônico da pele que cursa com inchaço, coceira, escurecimento e endurecimento progressivo da pele e subcutâneo. Este processo de inflamação crônica é a origem das feridas que ocorrem geralmente próximo aos tornozelos.
A insuficiência Venosa Crônica é dividida em 6 estágios pelo sistema de classificação padronizado denominado CEAP.
No estágio C1 são observados somente os “vasinhos” ( teleangiectasias ), neste estágio praticamente não há sintomas e as queixas mais frequentemente se referem ao dano estético.
No estágio C2 são observadas as varizes que são veias dilatadas e tortuosas, pode haver sintomas como cansaço e sensação de queimação.
No estágio C3 além das varizes aparece o inchaço, principalmente no final do dia e os sintomas são mais intensos como dor ou câimbras noturnas
No estágio C4 já se observam as alterações na pele com coceira e escurecimento.
O estágio C5 é reservado para os pacientes que tem uma úlcera já cicatrizada
No estágio C6 o paciente apresenta úlcera em atividade ( ferida aberta )
O tratamento das úlceras é feito com curativos, compressão elástica e medicamentos, mas requer também o tratamento da causa da hipertensão venosa.
Mais frequentemente a insuficiência venosa crônica tem origem na incompetência das veias Safenas e o tratamento destas veias pelas técnicas atuais como o Laser ou a Espuma aceleram a cicatrização da ferida além de evitar que úlceras já cicatrizadas reabram.
O tratamento clínico com medicamentos, compressão elástica, fisioterapia para recuperação da função de bomba da panturrilha e mudança nos hábitos de vida ou mesmo o tratamento por cirurgia, Laser ou Espuma nos estágios mais iniciais da doença evitam a evolução para a formação das úlceras varicosas.