O tratamento das varizes pela injeção de líquidos é quase tão antiga quanto a invenção da seringa, sendo que os primeiros relatos da utilização escleroterapia foram feitos em Paris em 1853 pelo professor de cirurgia Joseph Pierre Pe'trequin .
Atualmente esta técnica, ( que consiste na injeção de um agente esclerosante na forma líquida diretamente na veia a ser tratada ), é reservada para o tratamento das teleangiectasias.
As teleangiectasias, popularmente conhecidas como "vasinhos" ou "microvarizes", são pequenos vasos tortuosos de coloração avermelhada ou azulada que ocorrem nas camadas mais superficiais da pele tendo um diâmetro entre 0,5 e 1,5 mm. As teleangiectasias podem ocorrer em qualquer porção do corpo mas são mais frequentemente encontradas no membros inferiores e no rosto.
Os agentes esclerosantes são medicamentos que provocam uma lesão controlada na camada interna destas veias ( endotélio ). Esta lesão acarreta uma pequena reação inflamatória local que termina por absorver os vasinhos melhorando o aspecto da pele.
O tipo de medicamento, as concentrações e volumes utilizados dependem tanto do tipo de teleangiectasias e sua relação com outras veias como do tipo de pele do paciente e da experiência do angiologista ou cirurgião vascular, de modo a obter um bom resultado estético evitando possíveis complicações.
Após a sessão de escleroterapia utilizamos compressão por ataduras elásticas por algumas horas e após a retirada das ataduras a única restrição é evitar a exposição direta a luz do sol por alguns dias.
É importante esclarecer que o resultado final não é imediato e podem ser necessárias mais de uma sessão no mesmo local ou mesmo a associação com outras técnicas como a cirurgia, a escleroterapia com espuma ou o Laser para o tratamento de varizes e/ou veias reticulares associadas aos grupos de vasinhos para obtenção de um bom resultado estético.
Somente uma avaliação profissional do sistema venoso com exame físico, anamnese e o Doppler, realizados pelo angiologista ou cirurgião vascular podem determinar que técnicas são mais adequadas a cada caso.