O tratamento do refluxo das Safenas pelo Laser Endovenoso é a técnica mais recomendada atualmente.
Esta técnica tem excelentes resultados e apresenta vantagens em relação a cirurgia convencional. Dentre estas vantagens estão o emprego de anestesia local ao invés da raquidiana que é comumente utilizada na cirurgia convencional, tem uma recuperação muito mais rápida e com menos dor no período pós-tratamento além do procedimento ser realizado em regime ambulatorial, ou seja, o paciente vai para casa logo após a realização do tratamento com Laser enquanto na cirurgia o paciente tem que dormir no hospital para se recuperar da anestesia.
Como ilustrado na animação acima; após a sedação do paciente é feita a infiltração do anestésico local, depois é introduzido na veia a ser tratada um cateter por punção guiada por ultrassonografia. Por este cateter e também com orientação ultrassonográfica é introduzida a fibra óptica que leva o laser e a fibra é posicionada.
Após o posicionamento da fibra óptica o Laser é disparado é a fibra vai sendo retraída ocluindo a veia doente ( termo ablação ). O sangue então vai se desviar para veias saudáveis melhorando os sintomas relacionados à insuficiência venosa.
Após o procedimento é feito o curativo e é colocada uma meia elástica específica que permanece por um período entre 4 a 7 dias. Ao ser liberado o paciente é orientado e recebe a prescrição com contatos e a prescrição de analgésicos para serem utilizados caso tenha algum desconforto, o que não é necessário na maioria dos casos.